30/11/2006

CONCLUSÃO DO PROJETO


O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual CIOMF pela professora de matemática Naldeci e alunos do 1º ano do Ensino Médio .
Os alunos criaram os seguintes blogs:
expomat.blogspot.com ( 1M1 - CIOMF)
logmat.blogspot.com (1M4 - CIOMF)


13/11/2006

Projeto Educação Matemática x Tecnologia


INTRODUÇÃO

A tecnologia pode ser útil para integrar tudo que se observa no mundo, no dia-a-dia para fazer disto objeto de reflexão e permiti trazer conteúdos de forma ágil e devolvê-los de novo ao cotidiano, possibilitando a interação entre alunos, colegas e professores.
A internet tende a se tornar o maior repositório de conhecimento humano. Na educação, pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta do mundo onde, através dela, podemos localizar fontes de informações, que virtualmente, nos habilitam a estudar diferentes áreas do conhecimento.

JUSTIFICATIVA

O ensino da Matemática deve contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno para que o mesmo possa resolver situações problemas do seu cotidiano e aprender matemática de uma forma contextualizada e mais dinâmica. Diante disso, é que propomos este projeto de pesquisa. Fazer uma integração dos assuntos abordados em sala de aula com a sua aplicação no mundo, uma vez que os alunos questionam onde usarão determinados assuntos, quando estes são dados de forma abstrata e sem contextualização.
Os assuntos que serão abordados: "Aplicabilidades das Funções Quadráticas, Exponenciais e Logarítmicas" e "A contribuição da matemática nos avanços tecnológicos e de que forma esses avanços podem contribuir nas aulas de matemáticas"

OBJETIVOS

Esse projeto visa identificar estratégias de ensino que aproveitem de forma mais eficaz o recurso de informação eletrônica, sobretudo a internet, como propagadora de conhecimento e estimular o aluno a utilizar os recursos tecnológicos como meio de adquirir informações multimídias, de forma a terem acesso a redes de informação, onde as mesmas possam diminuir as barreiras de tempo e distância, possibilitando mais uma ferramenta alternativa de aprendizagem matemática.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido no colégio CIOMF- Centro Integrado Oscar Marinho Falcão, com as turmas do 1M1, 1M4 e 2M3, tendo como orientadora a professora Naldeci, regente das turmas e pelo Colégio Estadual Amélia Amado, com as turmas 1N5 e 1N6, tendo como orientadores os professores Arlette e Joel.
Os alunos irão pesquisar os assuntos abordados em sala de aula e cada turma ficará com um tema proposto. Os resultados das pesquisas estarão num blog criado por cada turma, com seu determinado tema, onde eles registrarão todo o processo de pesquisa e os respectivos grupos.
A turma do 1M1 pesquisará sobre a aplicação da Função Logarítmica; a turma do 1M4 pesquisará sobre a aplicação da função exponencial e a 1N5 e 1N6 sobre a função quadrática e seus respectivos gráficos, utilizando o excel.
A turma do 2M3 pesquisará sobre : A contribuíção da matemática nos avanços tecnológicos; De que forma as tecnologias podem auxiliar nas aulas de matemática; Grandes teóricos que influenciaram nos avanços tecnológicos; e quais os recursos tecnológicos disponíveis para auxiliar nas aulas dos deficientes visuais.
O projeto deverá ser executado no período de 14 a 22 de novembro de 2006, onde os alunos pesquisarão na internet, livros, ou outros para auxiliar na execução das tarefas, organizando-se em grupos, fazendo leituras e discussões dos textos para posterior publicação.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante todo o processo de pesquisa, com orientação do professor, auxiliando nas publicações e através de sua visita aos blogs criados, com seus respectivos temas, observando a qualidade das pesquisas, criatividade, argumentação e participação dos alunos.

03/11/2006

Educação Matemática

Visando transmitir e adquirir experiências didáticas em minha área de trabalho que é Licenciatura em Matemática, gostaria que respondesse a seguinte pergunta que é tema da minha monografia em Educação Matemática. "Por que os alunos chegam ao Ensino Médio sem domínio dos pré-requisitos básicos em matemática, para as referidas séries, tendo bastante dificuldade na resolução dos cálculos algorítmos?"

02/11/2006

No Brasil, educação ainda rima com exclusão

04 de outubro de 2006

De acordo com o estudo “Brasil - O Estado de uma Nação”, realizado pelo Instituto de Política Econômica Aplicada – Ipea em duas etapas (2205 e 2006, lançada em agosto), a educação, no Brasil, é marcada pela exclusão social. Somente 57% das pessoas que entram na escola conseguem concluir o ensino fundamental, e 37% chegam ao final do ensino médio.
E a maior parte das pessoas que não conseguem concluir os estudos pertecem aos segmentos mais pobres da população. Menos que 5% dos estudantes do ensino superior – a faculdade – vêm de comunidades de baixa renda. O estudo observa que o Sistema de Avaliação do Ensino Básico classificou a metade dos alunos da quarta série como incapazes de ler um texto relativamente simples. Todos esses dados são graves porque inidicam um círculo vicioso – a renda das pessoas e, em conseqüência, sua possibilidade de ascender socialmente, depende da qualidade da educação que ela recebeu. Isso ocorre, apesar da expansão do ensino básico e do crescimento no número de vagas no ensino superior. Apesar de continuar desigual, o ensino progrediu nas ofertas de vagas: o ensino fundamental está próximo da universalização e o número de estudantes universitários passou de 1,4 milhão, em 1980, para 4,2 milhões. O crescimento do número de vagas oferecidas foi de 64%, no setor privado, e de 56%, no setor público, mas ainda há uma demanda represada.

Frases Matemáticas





A matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências(Jacques Hadarmard)
Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência. (Irene de Albuquerque)

A Matemática é uma ciência poderosa e bela; problemiza ao mesmo tempo a harmonia divina do universo e a grandeza do espírito humano. (F. Gomes Teixeira)
Matemática - a inabalável base das ciências e a abundante Fonte do Progresso nos negócios humanos. (Barrow)
Mas há uma outra razão que explica a elevada reputação das Matemáticas, é que elas levam as ciências naturais exatas uma certa proporção de segurança que, sem elas, essas ciências não poderiam obter. (Albert Einstein)

Curiosidades Matemáticas

Outra forma de calcular potências

Pitágoras descobriu que existe outra forma de calcular potências: através da soma de números ímpares. Ele descobriu que n2 é igual a soma dos n primeiros números naturais ímpares. Exemplo:
5^2 = 1+3+5+7+9 = 25

Você sabe o que é um número capicua?

Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328. Para obter um número capicua a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e soma-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua, como por exemplo:Partindo do número 84: 84+48=132;132+231=363, que é um número capicua.

Quadrados de números inteiros

O quadrado de um numero é um dos inteiros da série 1, 4, 9, 16, 25, etc. Não se torna difícil verificar a relação entre os membros consecutivos desta série. Verificamos que se somarmos o quadrado de x , mais duas vezes x mais 1 , o próximo quadrado sucessivo é obtido.
Por exemplo , 5^2 + 2.5 + 1 = 25+10+ 1 = 36 = 6^2

Se soubermos o valor de um determinado número ao quadrado, o próximo numero é facilmente obtido.Exemplo: Sabendo que o quadrado de 18 é 324 , temos:
19^2 = 18^2 + 2.18 + 1 = 324+36+ 1 = 361

A razão para tal fato verifica-se pela relação algébrica:

(a + b)^2 = a^2 + 2ab + b^2

19 = (18 + 1) = 18^2 + 2.18.1 + 1^2 = 361