INTRODUÇÃO
A tecnologia pode ser útil para integrar tudo que se observa no mundo, no dia-a-dia para fazer disto objeto de reflexão e permiti trazer conteúdos de forma ágil e devolvê-los de novo ao cotidiano, possibilitando a interação entre alunos, colegas e professores.
A internet tende a se tornar o maior repositório de conhecimento humano. Na educação, pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta do mundo onde, através dela, podemos localizar fontes de informações, que virtualmente, nos habilitam a estudar diferentes áreas do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
O ensino da Matemática deve contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno para que o mesmo possa resolver situações problemas do seu cotidiano e aprender matemática de uma forma contextualizada e mais dinâmica. Diante disso, é que propomos este projeto de pesquisa. Fazer uma integração dos assuntos abordados em sala de aula com a sua aplicação no mundo, uma vez que os alunos questionam onde usarão determinados assuntos, quando estes são dados de forma abstrata e sem contextualização.
Os assuntos que serão abordados: "Aplicabilidades das Funções Quadráticas, Exponenciais e Logarítmicas" e "A contribuição da matemática nos avanços tecnológicos e de que forma esses avanços podem contribuir nas aulas de matemáticas"
OBJETIVOS
Esse projeto visa identificar estratégias de ensino que aproveitem de forma mais eficaz o recurso de informação eletrônica, sobretudo a internet, como propagadora de conhecimento e estimular o aluno a utilizar os recursos tecnológicos como meio de adquirir informações multimídias, de forma a terem acesso a redes de informação, onde as mesmas possam diminuir as barreiras de tempo e distância, possibilitando mais uma ferramenta alternativa de aprendizagem matemática.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido no colégio CIOMF- Centro Integrado Oscar Marinho Falcão, com as turmas do 1M1, 1M4 e 2M3, tendo como orientadora a professora Naldeci, regente das turmas e pelo Colégio Estadual Amélia Amado, com as turmas 1N5 e 1N6, tendo como orientadores os professores Arlette e Joel.
Os alunos irão pesquisar os assuntos abordados em sala de aula e cada turma ficará com um tema proposto. Os resultados das pesquisas estarão num blog criado por cada turma, com seu determinado tema, onde eles registrarão todo o processo de pesquisa e os respectivos grupos.
A turma do 1M1 pesquisará sobre a aplicação da Função Logarítmica; a turma do 1M4 pesquisará sobre a aplicação da função exponencial e a 1N5 e 1N6 sobre a função quadrática e seus respectivos gráficos, utilizando o excel.
A turma do 1M1 pesquisará sobre a aplicação da Função Logarítmica; a turma do 1M4 pesquisará sobre a aplicação da função exponencial e a 1N5 e 1N6 sobre a função quadrática e seus respectivos gráficos, utilizando o excel.
A turma do 2M3 pesquisará sobre : A contribuíção da matemática nos avanços tecnológicos; De que forma as tecnologias podem auxiliar nas aulas de matemática; Grandes teóricos que influenciaram nos avanços tecnológicos; e quais os recursos tecnológicos disponíveis para auxiliar nas aulas dos deficientes visuais.
O projeto deverá ser executado no período de 14 a 22 de novembro de 2006, onde os alunos pesquisarão na internet, livros, ou outros para auxiliar na execução das tarefas, organizando-se em grupos, fazendo leituras e discussões dos textos para posterior publicação.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante todo o processo de pesquisa, com orientação do professor, auxiliando nas publicações e através de sua visita aos blogs criados, com seus respectivos temas, observando a qualidade das pesquisas, criatividade, argumentação e participação dos alunos.
2 comentários:
naldeci.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading naldeci.blogspot.com every day.
payday cash advance
online payday loans
PROFESSORA, BOA TARDE
SOU PROFESSORA TAMBÉM, CONCLUINTE DO CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM MATEMÁTICA E ESTOU ELABORANDO O ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUIR O CURSO. ESCOLHI O TEMA INCUSÃO DIGITAL E MATEMÁTICA, MAS ENCONTREI POUCOS SUBSÍDIOS DE PESQUISA.
TENS ALGUMA FONTE EM QUE EU POSSA PESQUISAR, ALÉM, É CLARO, DESTE BLOG QUE JÁ ES´TA SENDO DE GRANDIOSISSIMA AJUDA PRA MIM.?
UM GRANDE BEIJO
9 PROFª FÁTIMA COSTA
TENHO UM BLOG DE MATEMÁTICA APLICADA, SE DESEJAR VISITÁ-LO
WWW.MATEMATICASEMCOMPLICACAO.BLOGSPOTCOM
BEIJOS
Postar um comentário